top of page

CASES

Corrida até Marte

Faixa ondulada azul superior.png

Tenho desenvolvido um extenso trabalho com a empresa Oficina, que durante uma das reuniões estratégicas definiu um conjunto de metas audaciosas, apelidando-as de “Chegar até Marte”.

Logo após isso, tivemos a pandemia de COVID-19 que trouxe inúmeros desafios e um dos mais importantes foi a piora da saúde dos colaboradores. Mesmo com o fim da pandemia, as consequências do isolamento social perduraram.

Nesse cenário, resolvi propor uma “Corrida até Marte” como uma forma de aliar as metas globais da empresa com uma atividade física que promoveria mais saúde entre os colaboradores. Essa combinação ajudaria no engajamento de todos no projeto. A corrida/caminhada é uma atividade física bem democrática que promove vários benefícios, entre eles a socialização, bem necessária após a pandemia.

O projeto teve como principais objetivos promover a socialização do grupo, aumentar o nível de atividade física e diminuir o estresse. Em uma primeira etapa, foram oito semanas com encontros semanais para a prática de corrida/caminhada orientada por Profissionais de Educação Física. Também foram realizadas palestras com Nutricionistas, Fisioterapeutas e Psicólogos, com o intuito de integrar o exercício físico a outros pilares da saúde. Ao longo das semanas, os colaboradores receberam orientações de saúde e sugestões de atividades a serem implementadas durante a semana.

Corrida até marte 5.jpg

A corrida teve lugar em um ambiente que remetia a Marte, com uma natureza e condições distintas de tudo o que já haviam visto: dunas de areia mescladas com a beleza do cerrado, ocorrendo em uma antiga mineradora. A corrida contou com premiações e muito espírito colaborativo, incentivando a conclusão de todos na prova.

Ao total, foram 3.115 minutos de corrida, 315 km percorridos em conjunto e 38.000 calorias queimadas. Isso equivale a mais de dois dias de corrida contínua e a percorrer a distância de 7 maratonas.

O aspecto mais intrigante reside no fato de que essa iniciativa gerou muitas tomadas de consciência para um cuidado aprimorado com o corpo entre os colaboradores. A empresa se beneficiou de diversas outras maneiras, tais como:

  • Melhoria da reputação da empresa;

  • Aperfeiçoamento da educação em saúde;

  • Aprimoramento da qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores;

  • Intensificação da socialização;

  • Melhora da saúde física (ainda que em menor grau em relação às outras áreas);

  • Satisfação dos colaboradores com a empresa;

  • Consonância com as metas globais da empresa;

  • Estabelecimento de um sentimento de pertencimento.

Se interessou?

Entre em contato para conversarmos e verificar como posso ajudar

Faixa ondulada roxo superior.png
bottom of page